Deputado Fábio Duarte propõe criação de Companhia Independente da PM em Serra Sede
Proposta busca atender crescimento urbano, fortalecer a segurança e garantir resposta mais rápida às ocorrências na região
Em discurso realizado na tribuna da Assembleia Legislativa do Espírito Santo na sessão de ontem (15/07), o deputado estadual Fábio Duarte defendeu a criação de uma Companhia Independente da Polícia Militar no distrito de Serra Sede. A proposta foi formalizada por meio de indicação protocolada e já encaminhada ao Governo do Estado.
A iniciativa surge como resposta à crescente demanda da população local por mais segurança pública, especialmente diante da rápida expansão urbana e econômica vivenciada pela região. “A Serra Sede está em franco desenvolvimento. O Contorno do Mestre Álvaro e, agora, o início das obras do Contorno de São Domingos estão redesenhando o território, atraindo investimentos e gerando novos desafios sociais, especialmente na área da segurança”, afirmou o parlamentar.
Segundo Fábio Duarte, a ideia da nova companhia independente é garantir maior autonomia administrativa e operacional à Polícia Militar na região, otimizando o tempo de resposta às ocorrências e permitindo ações preventivas mais eficazes. “A Serra Sede e seus principais centros comerciais, como o Centro da cidade e o Planalto Serrano, clamam por uma presença policial mais efetiva e territorializada”, destacou.
Durante seu discurso, o deputado relembrou uma ação criminosa recente no Centro da Serra — um assalto ousado a uma loja de celulares — para ilustrar a urgência da proposta. “Esse tipo de ocorrência comprova a necessidade de reforçar a segurança. Não podemos permitir que o crescimento venha desacompanhado de paz e ordem”, completou.
Além disso, Fábio Duarte sugeriu a utilização do prédio desativado do Ministério Público em Serra Sede como sede da futura companhia. “É uma estrutura moderna, bem localizada e que hoje está sem uso. Seria uma solução eficiente e de baixo custo para implantação imediata da unidade”, afirmou.
A proposta do deputado ganhou ainda mais força com o recente anúncio do prefeito da Serra, Weverson Meireles, sobre o retorno da delegacia da Polícia Civil à Serra Sede, fortalecendo a estrutura de segurança no distrito. “A união de esforços entre parlamento e poder executivo municipal certamente encontrará sensibilidade por parte do Governo do Estado”, afirmou.
Por fim, Fábio Duarte destacou dados estatísticos trabalhados por sua equipe e que apontam a segurança pública como a segunda maior preocupação da população capixaba, atrás apenas da saúde. “Esta é uma pauta emergencial. Mais do que uma reivindicação local, essa companhia é uma resposta necessária a um novo tempo da Serra — um tempo de crescimento, sim, mas também de paz e proteção”, concluiu.
Texto: Fábio Boa Morte / Foto: Matheus Reis