Fábio Duarte assume vice-presidência da Comissão de Saúde da Ales e reforça protagonismo nas pautas sociais do

Espírito Santo

 

 

54431537995_d2ddab1dd1_o.jpg

 

"Vamos ouvir, vamos visitar unidades, vamos fazer audiências, ou seja, vamos agir! A saúde anseia mais que promessas e diagnósticos — precisa de resultados!", resumiu o deputado ao comentar sua indicação.

 

Na sessão ordinária de 07/04, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos, anunciou a nova composição das 18 comissões permanentes para o biênio 2025-2027.

 

Entre as definições, destacou-se a nomeação do deputado estadual Fábio Duarte — recém-chegado à Casa — para a vice-presidência da Comissão de Saúde e Saneamento, uma das mais estratégicas do Legislativo, dada sua abrangência e impacto direto na vida da população capixaba.

 

A escolha de Fábio reforça o alinhamento entre seu produtivo trabalho parlamentar, sua trajetória pessoal e os desafios da saúde pública no Estado. Natural da Serra — o município mais populoso do Espírito Santo — o deputado tem uma vivência direta com o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo usuário do sistema junto com sua família.

Essa experiência, segundo ele, o motiva a lutar por um atendimento mais digno, acessível e eficiente para todos os capixabas: "Não falo do gabinete. Falo da sala de espera. Já vivi a angústia de um atendimento que demora, a frustração por um exame que não chega e a dor de ver quem a gente ama esperando por assistência", declarou o parlamentar.

 

Prioridades no radar

 

Como membro efetivo da Comissão de Saúde, Fábio Duarte pretende concentrar sua atuação em seis frentes prioritárias:

 

  • A reabertura do pronto-socorro do Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, fechado desde 2022, e que representa uma importante demanda reprimida da população da Grande Vitória;
  • A valorização dos profissionais da saúde, com foco na melhoria das condições de trabalho e na qualificação do atendimento, evitando faltas e evasões;
  • A modernização das unidades hospitalares, incluindo ações voltadas à infraestrutura e à expansão tecnológica;
  • A ampliação do acesso aos serviços de saúde em todo o Estado, com atenção especial às regiões mais vulneráveis e ao atendimento em média e alta complexidade;
  • A implantação de uma base do SAMU na Grande Nova Almeida, hoje dependente das bases de Fundão e Jacaraípe;
  • O trabalho para a implantação da UPA de Porto Canoa, visando à melhoria da oferta de serviços do SUS na Grande Civit, na Serra — região com cerca de 80 mil habitantes que ainda não conta com unidade de pronto atendimento. 

 

Além disso, o parlamentar deve conduzir, nos próximos meses, debates sobre a escassez de leitos para especialidades, a demora na marcação de retornos, temas entorno da hemodiálise e o fortalecimento da rede de atenção básica.

 

Composição e agenda da comissão

 

A Comissão de Saúde será composta por cinco membros efetivos e seus respectivos suplentes. Além de Fábio Duarte como vice-presidente, integram a comissão os deputados Dr. Bruno Resende (reconduzido à presidência), Pablo Muribeca, Hudson Leal e Zé Preto. Os suplentes são Camila Valadão, Lucas Polese, Callegari, Mazinho dos Anjos e Coronel Weliton.

 

Mesmo assumindo a vice-presidência da Comissão de Saúde, Fábio continuará contribuindo ativamente em outras frentes parlamentares. Ele também foi nomeado membro efetivo da Comissão de Cooperativismo e da Comissão de Educação — setor com o qual mantém forte afinidade — e suplente nas comissões de Constituição e Justiça e de Assistência Social.

 

Cenário na Serra e projeção

 

Com essa nomeação, Fábio passa a ocupar uma posição estratégica, tanto política quanto tecnicamente, em um momento em que os capixabas exigem respostas rápidas e soluções efetivas para os gargalos da saúde pública. Seu desafio será conciliar a escuta da população com a articulação institucional necessária para transformar demandas em políticas públicas de impacto real.

 

Além disso, a nomeação de Fábio também repercute de forma especial na Serra, já que sua esposa, a vereadora Andrea Duarte, é a atual presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Essa aproximação cria uma ponte sólida e inúmeras possibilidades de diálogo, ações e debates conjuntos entre os parlamentares e os executivos estadual e municipal. A parceria promete bons resultados no futuro e muita projeção para o deputado.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação / Foto: Max Fonseca